Hospedagem de Sites

31/03/2019

Descubra o que é e como funciona

Para que um site possa ser acessado na internet, é preciso estar disponível em um lugar, que neste caso chamamos de servidor. Um servidor é um computador, parecido com o que utilizamos em casa, mas especializado em armazenar arquivos e deixá-los disponíveis para serem acessados por outros computadores de qualquer lugar do mundo. Isso significa que, depois de escolher o domínio do seu site, você irá decidir onde ele ficará hospedado.

Na internet, os dados também ocupam um determinado espaço, mesmo que virtual. A hospedagem é, portanto, onde os conteúdos ficam armazenados e são disponibilizados na internet durante 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Porque registrar o domínio?

29/03/2019

Domínio é um nome que serve para localizar e identificar você ou sua empresa na Internet.

Um domínio (endereço virtual) deve ser único assim como a numeração do seu CPF. Quando você compra e registra um domínio como por exemplo www.suaempresa.com.br outra pessoa não poderá mais usar este domínio, apenas você. Porém é preciso pagar anualmente por este domínio. Deixando de pagar o registro do seu domínio, outras pessoas podem comprá-lo e registrá-lo.

Existem domínios com a extensão .com, .com.br, .net e muitas outras. Um domínio com extensão diferente pode ser usado por mais de uma pessoa. Exemplo:

Você compra e registra o domínio www.suaempresa.com e outra pessoa compra e registra o domínio www.suaempresa.com.br. Como as extensões são diferentes (uma .com e outra .com.br) este cenário é absolutamente possível, mas nunca com domínios e extensões iguais.